A partir de um repertório original de exercícios, o Método Pilates foi desenvolvido por Joseph Pilates, e aplicá-lo de forma coerente e fundamentada depende do bom conhecimento e respeito pela técnica, priorizando a segurança e a eficiência dos movimentos.

A partir deste conceito, algumas modificações foram feitas e implementadas por seus discípulos diretos como Lolita San Miguel, Romana Krizanowska, Kathy Grant, entre outros grandes nomes, sendo aplicadas na prática, nos dias de hoje, tanto na reabilitação quanto no condicionamento físico, visto que, cada corpo possui suas limitações e peculiaridades.

O que está acontecendo nos dias de hoje é a perda desta coerência na busca desenfreada da divulgação popular do método, onde estão sendo esquecidos os conceitos básicos colocando em risco a biomecânica de movimento correta, desafiando o corpo antes de educar a organização para a tomada da consciência corporal. Sendo assim, antes de evoluir e avançar nos exercícios, é preciso ter consistência nos princípios do método com base em seus fundamentos, integrando corpo, mente e espírito. Assim, o Método Pilates será aplicado com qualidade e equilíbrio.

por Munique Papaleo